Como começar a programar?

Publicado por Physis em 07 de Julho de 2020

   A programação tem ganhado cada vez mais o interesse das pessoas, seja pela exigência crescente do mercado de trabalho, ou pela liberdade de criar seus próprios programas, aplicativos e páginas no mundo da internet. Tudo isso exige muita programação. Por isso, o intuito desse texto é oferecer a você, que quer aprender a programar, dicas de como tornar esse aprendizado mais leve e dinâmico.

   Antes de tudo, precisamos entender o que é a programação e para que ela serve.

   Para que um computador execute uma tarefa, é necessário passá-lo uma instrução como o passo a passo do que deve ser executado. Essa instrução é chamada de algoritmo e sua estrutura se assemelha a uma receita de bolo, na qual você escreve para alguém quais os passos a serem seguidos para chegar no resultado final. Porém, diferente de uma pessoa, os computadores não conseguem entender o contexto de uma mensagem, assim, é fundamental que esses algoritmos sejam o mais simplificado e específico possível, para que não haja ambiguidade.

    O computador só entende linguagem de máquina, ou seja, código binário (zero e um) e é aí que entram as linguagens de programação, que fazem a intermediação entre a linguagem humana (receita) e a linguagem de máquina e que tornam possível a leitura e execução da tarefa pelo computador.

   Existem muitas linguagens de programação: Python, C, C++, JavaScript, R etc. Algumas são mais fáceis de aprender do que outras e cada uma delas é mais apropriada para a resolução de um problema específico. A linguagem Python, por exemplo, é uma das preferidas dos programadores devido a sintaxe (regras que definem as combinações de símbolos para que o código seja corretamente estruturado) mais simplificada, inúmeras bibliotecas para os mais diversos objetivos (por exemplo biblioteca Pandas para análise de dados) e uma documentação extensa.

    O algoritmo no entanto é universal, e por isso, é por ele que você deve começar. Ele é um procedimento computacional que toma um valor ou conjunto de valores como entrada e produz um valor ou conjunto de valores como saída. Podemos também definir o algoritmo como uma ferramenta para resolver problemas computacionais. Por exemplo, um algoritmo de soma de três valores, ao passar os números como entrada (1, 2, 3) , a saída será a soma dos mesmos (6).

   Para você que quer começar a programar, procure primeiro aprender a construir algoritmos. Plataformas como o VisuAlg são muito boas para que você teste seus primeiros algoritmos. Nessas plataformas você não utilizará nenhuma linguagem de programação como as mencionadas acima, mas sim um pseudo-código que torna as instruções muito mais intuitivas usando comandos como “leia(A)” ou “escreva(B)” para tornar mais fácil o aprendizado da lógica de construção de algoritmos, que é o que mais importa nesse primeiro passo.

   Outra forma de começar a programar é através da programação em blocos, utilizando plataformas interativas como o Scratch, uma plataforma do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para incentivar e auxiliar o aprendizado de crianças na área de programação. Outra iniciativa interessante é o Programaê, que tem uma plataforma chamada “A Hora do Código” com atividades voltadas para a construção da lógica de programação.

   Depois de dominar os algoritmos, você precisará escolher uma linguagem de programação para aprender, bem como o tipo de problemas que ela resolve, por exemplo, HTTML é a linguagem usada para construir páginas na internet, já Swift é uma linguagem de programação destinada a aplicativos para iOS. Escolha aquela que mais te interessa, e a qual você tem mais acesso, para te manter motivado durante o aprendizado.

    É preciso praticar bastante e criar um rotina de estudos para que o conteúdo seja aprendido de forma contínua e o menos maçante possível. Uma dica é escrever o seu código em um papel como se tivesse que resolver esse problema sem o uso do computador, para depois passar para o código, isso tornará o processo mais intuitivo.

   No começo, quando não estamos familiarizados com a linguagem é comum não conseguirmos resolver um exercício ou ficar travado em um processo, por isso evite copiar o código de outras pessoas, mas sim entenda o que ela fez para chegar no resultado e tente fazer da forma que fizer mais sentido para você. Lembre-se que existem muitas maneiras para se escrever um código e todas chegam em um mesmo resultado, não tem certo e errado.

   Um excelente hábito ao programar, é comentar por todo o código. Na maioria das linguagens de programação // indica ao programa para ignorar aquele conjunto de caracteres, permitindo com que você adicione comentários explicando o que está sendo feito em cada bloco, para que você não se perca e também para que outras pessoas entendam a construção do código.

   Para terminar, aqui vão algumas sugestões: o site Stack Overflow que é uma espécie de fórum em que pessoas postam suas dúvidas e outras comentam possíveis soluções, ele é de grande ajuda quando surgem dúvidas, mas lembre-se de antes de tudo entender como foi feita a resolução. Outra sugestão é o canal Curso em Vídeo que possui uma playlist completa de Lógica de Programação e Python, com aulas teóricas e exercícios propostos e resolução dos mesmo.  

   Começar a programar é trabalhoso, mas sem dúvida é recompensador no mercado de trabalho e no mundo digital. Bons estudos  !

Categoria:

Conheça nossos conteúdos em outras redes: